Chamo-me Rui e desde pequeno que me encontro a colecionar pin's de todos os tipos. Aqui poderás ter acesso a toda a minha coleção e se quiseres contribuir para aumentar a mesma, não hesites em escrever-me: zeruipinto@gmail.com
11 de setembro de 2013
De 1485 a 1816
* Da esquerda para a direita:
El-Rei D. João II (1485/1557)
"A cruz de Avis introduzida nas armas reais por D. João I desaparece com a reforma de D. João II, que fixa definitivamente os principais elementos heráldicos da Casa Real. É neste período que a bandeira, por vezes, assume forma retangular de fundo branco, e o escudo, ora retangular, ora à francesa, surge timbrado por coroa aberta."
El-Rei D. Sebastião (1557/1640)
"Com D. Sebastião, a coroa foi fechada à maneira imperial, com três hastes encimadas por uma cruz. Não era, todavia, ainda a única representação das armas régias. Iconografia vária revela que em muitos casos a cruz de Cristo também era usada como identificadora do Rei. A Monarquia Dual seguiu a heráldica do Reino de Portugal."
El-Rei D. João IV (1640/1816)
"A única inovação heráldica de D. João IV foi o acrescentamento de duas hastes à coroa fechada, que continuou a timbrar as armas régias da dinastia anterior: escudo à francesa sobre fundo branco. Todavia, durante as campanhas militares também se utilizou uma bandeira com a cruz de Cristo sobre campo verde, demostrando que a bandeira ainda não era assumida como símbolo de Portugal."
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário