* Pin banhado a ouro, oferecido pelo papá, a nossa bandeira contém os símbolos mais importantes da História. Às cores verde e vermelha chama-se campo da bandeira, que representam a esperança (verde) e a coragem (vermelho).
Desse campo sobressai o escudo com as cinco quinas que simbolizam os cinco reis mouros que D. Afonso Henriques venceu na Batalha de Ourique e os sete castelos que significam as localidades fortificadas que D. Afonso Henriques conquistou aos mouros, durante o seu reinado.
Dentro das quinas estão as cinco chagas de Jesus Cristo, quando foi morto. Diz-se que na Batalha de Ourique Jesus Cristo apareceu a D. Afonso Henriques na Cruz com as cinco chagas à vista e que disse ao nosso primeiro rei: "Com este sinal, vencerás!".
Envolvendo o escudo encontra-se a esfera armilar que simboliza o globo terrestre, o qual foi descoberto na sua maior parte pelos navegadores portugueses nos séculos XV e XVI, e os povos com quem os portugueses foram trocando ideias e comércio.
Estes símbolos traduzem sentimentos patrióticos que, de igual forma, se podem exprimir num canto - "A Portuguesa" - o nosso Hino de Portugal, da autoria de Alfredo Keil e Henrique Lopes de Mendonça, escrita em 1891.
Sem comentários:
Enviar um comentário